NOTÍCIAS DA ESCOLA SENADOR por SolBatt

 
 
 NAS PRÓXIMAS  FOTOS PODEMOS VISUALIZAR A ALUNA LIANDRA, CONFECCIONANDO SUA CAIXINHA COM A TÉCNICA DECOUPAGE, DURANTE UMA AULA DE ARTES  DESENVOLVIDA PELA EDUCADORA SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA

 

Postado por Simone às 14:46 0 comentários
Marcadores:

 

Prof. Solange e Tathi

PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA SENADOR NA OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA – como parte do Projeto Ekos da Vida, desenvolvido pela educadora Solange da Cruz


Aos alunos de 4 até 8 séries foi oferecida a oportunidade de participar da Olimpiada Brasileira de Astronomia, tendo na coordenação geral das atividades a Prof. Solange da Cruz Battirola.
http://solbatt.blogspot.com/

Os conteúdos estudados, complementam a compreensão do ser humano no Planeta:

Nível 2 (4º ao 5º ano – Ensino Fundamental):

Astronomia

1) Localização. Pontos Cardeais, bússolas. A Terra como Esfera. 2) A passagem do tempo: dias e noites, estações do ano. Meses e fases da Lua. O movimento aparente do céu e os movimentos da Terra. Horas e fusos horários. Calendários. 3) Fenômenos do Sol e da Lua no céu: Fases da Lua, Eclipses, Marés. 4) Reconhecimento de constelações e objetos celestes. 5) Conhecimento qualitativo dos objetos do Sistema Solar: os oito planetas, os planetas-anões, cometas, estrelas, buracos negros, etc.

Astronáutica:

1) Veículos que andam pelos céus: aviões, foguetes e satélites. Sondas espaciais. Os satélites e foguetes brasileiros. 2) Atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. 3) O homem na Lua.

Energia:

1) Educação Ambiental: Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. 2) Formas e Fontes de Energia. Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica.

Nível 3 (6º ao 9º ano – Ensino Fundamental):

Astronomia

1) Localização. Pontos Cardeais, bússolas. Coordenadas Geográficas. 2) A passagem do tempo: dias e noites, estações do ano. Meses e fases da Lua. O movimento aparente do céu e os movimentos da Terra. Horas e fusos horários. Calendários. 3) Climas terrestres, causas e repercussões. O dia e a noite em partes diferentes da Terra. As estações do ano. 4) Fenômenos do Sol e da Lua no céu: Fases da Lua, Eclipses, Marés. 5) Primeiras idéias sobre elementos químicos, substâncias, e a composição dos corpos. Composição da Terra, da Lua e dos outros corpos do sistema solar (planetas, cometas, asteróides, etc.). Composição das estrelas. 6) Como os corpos do Sistema Solar se distribuem no espaço e como eles se movem. Noções de gravitação. 7) Idéias sobre luz e sobre como ela é importante para astronomia. Os diferentes tipos de estrelas existentes. 8) Noções sobre o Universo e seus elementos. Histórico dos modelos geocêntrico e heliocêntrico. 9) O céu e a Terra como Esferas. Reconhecimento de constelações e objetos celestes. 10) História da Astronomia e da Ciência como um todo. Episódios específicos desta história.

Astronáutica:

1) Veículos espaciais: ônibus espaciais, foguetes, satélites. 2) As conquistas espaciais atuais. O Homem na Lua. Exploração do Sistema Solar. A Estação Espacial Internacional (ISS). 3) Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? As instituições aeroespaciais brasileiras (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os Foguetes brasileiros. 4) O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.

Energia:

1) Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição). 2) Energia e o Meio Ambiente. Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. 3) Eletricidade e alguns de seus aspectos técnicos. 4) Aspectos práticos sobre o consumo de Energia Elétrica. Leitura do medidor de consumo residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água, e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Mais fotos poderão ser vistas no próprio Site da OBA:

Click no link, que você será automaticamente direcionado ao Site da OBA:
http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&idcat=12&pag=conteudo&m=s&acao=ver&idescola=34689

DESFILE DA SEMANA FARROUPILHA – parte do projeto Ekos da Vida, da Educadora Solange Battirola






ALUNOS COM A FAIXA EM HOMENAGEM A JAYME CAETANO BRAUN –
POETA SÃO LUIZENSE, CIDADÃO DO MUNDO
Houve também, uma parceria entre a APARP – Associação Amigos do Rio Piratini e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Pinheiro Machado, onde mostramos para a Comunidade São-luizense, na qual participamos e incentivamos nossos alunos para uma demonstração de amor ao nosso chão em defesa do nosso Meio Ambiente
Prof. Solange da Cruz Battirola
http://solbatt.blogspot.com/

RELATOS DA ESCOLA SENADOR NO PROJETO EKOS DA VIDA – DESENVOLVIDO PELA EDUCADORA SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA, EM 2009


Relato a atividade com músicas que tratam da temática ambiental, realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Pinheiro Machado, desenvolvida com a turma de 8 série, um trabalho só com letras de músicas que tratassem do tema natureza, vida, meio ambiente… dentro de um repertório variado previamente sugerido.
Os alunos puderam escolher a sua preferida e trazer a letra para a turma, juntamente com o cd. Ocasião, na qual escutávamos as músicas, eles refletiam sobre a letra e dialogávamos sobre as questões ambientais abordadas na letra, bem como a realização de uma tarefa sugerida ao grupo pelo aluno(a).
Cada aluno ficou encarregado de pesquisar, ouvir, gravar e trazer sua música para apresentar aos colegas em sala de aula na data marcada.
Foi proposto o seguinte roteiro de apresentação: Qual a música? Que mensagem ela transmite? Que ação prática sugiro na preservação do meio ambiente e da vida? Uma atividade sugerida ao grupo.
Cada aluno, com antecedência gravou a música, xerocou ou passou no mimeógrafo a letra.
No dia agendado com a turma, cada aluno apresentou sua música aos colegas, trazendo o cd ou pen drive, a letra original impressa, + de 35 cópias para distribuir na Turma.
Abaixo, momentos das apresentações e os títulos sugeridos:

1: Planeta azul – Chitãozinho e Xororó.
2: O sal da terra – Roupa Nova
3: Amazônia – Roberto Carlos
4 Herdeiros do Futuro – Toquinho
5 Xote Ecológico – Luiz Gonzaga
6 Céu, Sol, Sul – Leonardo
7 O Vento – Os Monarcas
8 A montanha – Roberto Carlos
9 Planeta água – Guilherme Arantes
10 Como uma onda – Lulu Santos
11 É preciso saber viver – Roberto Carlos
12 Natureza, espelho de Deus – Chitãozinho e Xororó
13Era uma vez – Sandy e Jr.
14 Águia Pequena – pe. Zezinho
15 Coração de estudante – Milton Nascimento
16 Gentileza – Marisa Monte
17 Epitáfio – Titãs
18 Arco Íris – Xuxa Meneghel
19 Pra não dizer que não falei das flores- Geraldo Vandré
20 Asa Branca – Luis Gonzaga e Humberto Teixeira
21 Monte Castelo – Legião Urbana
22 Desgarrados – Mário Bárbara e Sérgio Napp
23 Vida – Gildásio Mendes
24 Tente outra vez – Raul Seixas
25 Quando o dia da paz renascer – Zé Vicente
26 Cidadão – Ze’Vicente
27 Brasil, mostra a tua cara – Cazuza
28 Esmola – Skank
29 Alagados – Paralamas do Sucesso
30 Pacato Cidadão – Skank
31 Segura na mão de Deus – Louise Maricê
32 Beleza Rara – Banda Eva
33 Nuvem Passageira – Hermes Aquino
34 Lua e flor – Oswald Montenegro
35 Eu quero apenas – Roberto Carlos
36 Gita – Raul Seixas
37 Suplica do Rio Paulinho Pires e Michele Marques Silva
38 Aquecimento Global – Salvador Lamberti e Nilson Xavier
39 Deus e eu no sertão – Vithor e Léo
40 Querência amada- Teixeirinha
41 Eu e o Rio – Noel Guarani
Prof. Solange da Cruz Battirola
http://solbatt.blogspot.com/

ÁLBUM PESSOAL

ESTOU SELECIONANDO OS TRABALHOS RECEBIDOS PARA A MOSTRA DO FINAL DO ANO DE 2009

LINDO ÁLBUM CONTENDO DIVERSAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS PESSOAIS – prof.Solange
Cada número corresponde a uma folha do trabalho.
Muito carinho e dedicação! Bom Trabalho!
Data de entrega: COMBINADO COM A TURMA

  1. Capa
  2. Fotografia ou fotocópia pessoal
  3. Identificação: ESCOLA – NOME – TURMA – DISCIPLINA – PROF.
  4. Folha do ping pong colada
  5. Seu nome de forma criativa
  6. Líder espiritual.
  7. Seu signo, pode ampliar o símbolo e escrever algo.
  8. Música preferida em língua portuguesa
  9. Ator ou atriz (pode colar imagens)
  10. Cantor ou cantora (pode colar imagens)
  11. Seu time de futebol
  12. Sua comida preferida, pode copiar a receita que mais aprecia.
  13. As cores que mais gosta.
  14. Um animal de estimação ou um bichinho preferido.
  15. Objetos que gosta.
  16. Escreva um poema ou poesia
  17. Coleta das assinaturas dos colegas e amigos.
  18. Fotografia ou fotocópia da família ou de pessoas importantes em sua vida.
  19. Desenho livre
  20. Filmes preferidos
  21. Frutas preferidas
  22. Mensagem final
  23. Como anexo, pode colocar outros trabalhos de Artes e Religião

LETROCA PARA VOCÊ APRENDER MAIS

JOGO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUE EU RECOMENDO:
LETROCA
http://www.fulano.com.br/scripts/JogosOnline/LeTroca/Jogo.asp

EU RECOMENDO ESTE SITE PEDAGÓGICO

SUGESTÕES DE AULAS VIRTUAIS PARA SÉRIES INICIAIS:
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/series_iniciais/index.html
“A comunidade escolar percebe a importância das tecnologias como uma ferramenta didático-pedagógica na educação e como instrumento de mudanças no processo de ensino e aprendizagem.”

TRABALHO VIRTUAL: Quem sou? De onde venho?

Auto – retrato
Extraído do livro: IDENTIDADE CULTURAL DO BRASIL, autores Julieta de Andrade – Luiz Fernando de Andrade Soares e Roberto Huck (versão adaptada).
Quem sou? De onde venho?
Meu nome completo é ………………………………………………………………………..Mas os mais íntimos me chamam pelo apelido, dado por……………….porque……………………..
Nasci na cidade de …………………………………………………………..,no estado de………………………………………..no país chamado…………………….no dia….do mês de …………………………do ano de ………………..
Quem escolheu o meu nome foi……………………., pela seguinte razão……………………………………………….se eu tivesse escolhido meu próprio nome, gostaria de me chamar…………………………………
Meu pai chama-se……………………………………………………………………………..ele nsceu no ano de ………………………, na cidade de ………………………….., no estado de………………….., no país chamado……….. Ele estudou até ………………………………….A sua profissão é……………………………….
Minha mãe chama-se…………………………………….Ela nasceu no ano de……, na cidade de ………………, no estado de ………………………….., no país chamado………………. sua escolaridade é ………………………………Sua profissão é……………………
Estudei até………………….,minha vocação é…………………………….., minha profissão será…………………………………………, meu maior sonho é……………………………………….
Meu endereço ciompleto é…………………………………………………, número da minha casa é…………., o meu bairro é…………………………
Meus avós paternos chama-se……………………………………………………………………..e……………………………………………………………………..
Meus avós maternos chamam-se…………………………………………….e………………………..
A família de meu pai é oriunda de……………e de minha mãe………………………
Os traços mais característicos de meus avós eram…………………………….
Contam ou contaram-me a respeito de meus avós e bisavós………………………………………………………………………………..
O parente que exerceu maior influência em minha personalidade cultural foi………………………………………… e seus gestos mais marcantes são……………………….

USOS E COSTUMES (gravidez e nascimetno)
Quando minha mãe me esperava, houve cuidados de sua parte para que tudo ocorresse bem. Houve fatos marcantes, comportamentos diferentes, expectativas…
Quando nasci foi assim……………………………………….
Como foi festejado por minha família o meu nascimento?……………
Possuo ainda hoje, algo que tenha ganhado quando era bebê?
Fui batizado, tendo como padrinho…………………………………e madrinha……………………………..São costumes de minha família em relação a nascimentos e batizados……………………………………..

INFÃNCIA
O MUNDO ENCANTADO DE MINHA INFANCIA ERA ASSIM…………
Eu morava na cidade de ……………, numa casa tipo………….e tinha…………… irmãos, seus nomes………………
A BRINCADEIRA DE RODA QUE EU GOSTAVA DE CANTAR ERA MAIS OU MENOS ASSIM…………
MEUS LUGARES PREDILETOS PARA PASSEAR ERAM……………………….
A história que eu mais gostava de ouvir era……………
Com minha turminha os jogos mais freqüentes eram……
Brincávamos assim…….

SELECIONADO E PUBLICADO POR SOLBATT NO SITE ARTE NA ESCOLA

Solange da Cruz Battirola (Escola Estadual Senador Pinheiro Machado – 5ª a 8ª séries)solsolbat@bol.com.br São Luiz Gonzaga, RS

Primamos pela criatividade, a originalidade na criação, confecção e a “utilização” de máscaras, tendo inúmeras possibilidades de trabalhar os elementos das artes visuais, da criação e da aproximação com outras culturas, levando nossos alunos à utilização de diferentes materiais para a confecção de máscaras, podemos inovar e incrementar com tudo que imaginação criar, oferecendo momentos agradáveis na aula de ARTES para eles vivenciarem diferentes experiências criando e recriando diferentes máscaras e representações.

VEJA MAIS TRABALHOS SOLBATT:
VISITE: http://www.artenaescola.org.br/sala_galeria_album.php?album=444
CLICK em Sala de Aula
Clicando no link: GALERIA DOS ALUNOS
Procure por:Solange da Cruz Battirola
São mais de 15 relatos pedagógicos

Máscaras

Olhem 4 trabalhos selecionados na atividade máscaras, desenvolvida na aula de ARTES por SolBatt

TRABALHO DE ALUNO DA ATIVIDADE MÁSCARAS

TRABALHO DE ALUNO DA ATIVIDADE MÁSCARAS

TRABALHO DE ALUNO DA ATIVIDADE MÁSCARAS

Posted by Picasa
TRABALHO DE ALUNO DA ATIVIDADE MÁSCARAS

MENSAGEM

EDUCADORES, PAIS, ALUNOS, AMIGOS DA ESCOLA SENADOR…

Educar não é fácil!

Toda a profissão tem seus altos e baixos!

Temos sempre muitas coisas para aprender e para ensinar… para ensinar e aprender.

Precisamos contar com o incondicional apoio dos familiares, colegas, amigos…

Educar nos faz transbordar de alegrias, mas também de preocupações!

Através de nossa importante missão, experimentamos momentos de entusiasmo, tristezas, medos, sacrifícios…. angustias, renúncias, dúvidas, incertezas, percalços.

Tudo isso fez e faz parte do nosso cotidiano…. mas sempre mantemos a esperança de melhor contribuir com nossa escola. Somos comprometidos com nossos educandos!

ALUNOS E ALUNAS!
Cada aula é um constante doar-se por inteiro, despertando VOCÊS para o verdadeiro sentido da vida, para o colorido da natureza, para as próprias descobertas e aprendizagens.

COLEGAS!
Vamos relembrar: quanto trabalho realizado, quanto trabalho ainda está por vir, quantas palavras ditas e quantas não ditas……mas exemplificadas!!!….quantos olhos/olhares nos fitando, nas aulas… quantos questionamentos….quantos alunos vibrantes, curiosos, agradecidos … quanta esperança diante de nós!

Postado por SENADOR por SolBatt às 23:31 0 comentários

COLEGAS EDUCADORES DA ESCOLA SENADOR
Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: